sábado, 18 de dezembro de 2010

Vila do Artesão | Campina Grande

VILA DO ARTESÃO GANHARÁ CORES E CARACTERIZAÇÃO EM HOMENAGEM AO ALGODÃO COLORIDO



A Vila do Artesão de Campina Grande será entregue no próximo dia 22/12, pelo prefeito Veneziano Vital do Rego, com cores e uma caracterização em homenagem ao algodão Colorido. A iniciativa foi do secretário de educação, esporte e cultura, Flávio Romero e inclui pintura de paredes, sinalização, exposição de um cordel e amostras das variantes do algodão que hoje é conhecido mundialmente.

A homenagem ao algodão naturalmente colorido será realizada de três formas. A primeira será a pintura de várias paredes da Vila do Artesão com as cores das variantes já desenvolvidas pela Embrapa Algodão de Campina Grande. A segunda será a utilização de trechos de um cordel produzido pelo poeta e cordelista Manoel Monteiro na sinalização interna da Vila e a última será a colocação de vários painéis de vidro com todo o cordel e amostras das variantes do algodão na Praça de Alimentação daquele equipamento.

A homenagem ao algodão naturalmente colorido, segundo Flávio Romero, surgiu inicialmente de uma proposta apresentada ao prefeito Veneziano e ao presidente da Amde, Francisco (Tico) Lira, que aprovaram e demonstraram sensibilidade em relação a importância da iniciativa. O secretário explica que sugeriu a caracterização para valorizar uma tecnologia que hoje está intimamente ligada ao artesanato local e o algodão colorido, que é um elemento identitário da cultura local, por ser único mundialmente.

Flávio Romero explica que contou com a colaboração do pesquisador responsável técnico pelo desenvolvimento das variantes do algodão colorido na Embrapa de Campina Grande, Luiz Paulo de Carvalho, que forneceu informações técnicas sobre o assunto. O material foi repassado ao cordelista Manoel Monteiro que produziu um cordel especialmente sobre o produto.

A designer Albaneide Nunes, da Seduc, desenvolveu toda sinalização e os painéis de vidro onde ficarão o conteúdo completo do cordel de Manoel Monteiro e as amostras das quatro variantes do algodão colorido. O professor e artista plástico Inácio Macedo também está produzindo uma painel em mosaico sobre o algodão colorido

O secretário de educação, esporte e cultura, Flávio Romero disse que se sente feliz com a possibilidade de contribuir com uma ação intersetorial extremamente importante da valorização do artesanato promovida pela gestão do prefeito Veneziano.

Seduc – Assessoria de Imprensa – 16/12/2010.



Por Fred Oliveira MTb/PB – 956T

Nenhum comentário: